quinta-feira, 15 de março de 2012

Assista ou Leia:


Um assobio, um chamado agudo e distinto, ao mesmo tempo que belo, causa arrepios.  Não estou falando do belo cantar de um pássaro e sim do terrível chamado de uma ave sombria e  muito temida.


Matinta Perêra!


Não importa a hora, se é dia ou noite, quando você ouvir saberá que é ela.
A Matinta costuma assobiar para suas vítimas quando menos se espera, o som agudo do assobio é uma maldição que obriga a vítima firmar um contrato com a Matinta, só que por desconhecer esse "contrato" muitas pessoas saem prejudicadas, há relatos de que é possível perder a própria vida, outros, dizem que a Matinta acaba surrando a vítima, como no caso do relato de um de nossos seguidores, o mesmo foi quem sugeriu que falássemos da Matinta.


A Matinta Perêra sempre exige alguma coisa em troca, geralmente, ela possui um peculiar interesse por tabaco. Quando a vítima ouve seu chamado, o correto é responder: "Amanhã, pode vir buscar um pouco de tabaco."

Estranhamente, no dia seguinte, uma mulher muito idosa, com um olhar sinistro e de poucas palavras certamente baterá à sua porta, se nada disser, então dê para ela o tabaco pois, essa é a Matinta.
A lenda é tão variável, que existem diversos relatos do que pode acontecer com aqueles que ignoram o "contrato." Entre ser espancado, retalhado e até mesmo assassinado, há quem diga que a Matinta também pode levar os olhos da vítima ou deixá-la em chamas até que vire cinzas.

Mas, toda essa história não lhe parece um tanto familiar?

Há quem diz que essa lenda da Matinta é derivada do famoso Saci Pererê. Não podemos afirmar com toda a certeza mas, provavelmente Saci e Matinta são as mesmas entidades. Acontece que o garoto travesso perneta com gorro vermelho é algo que foi adaptado e introduzido dentro do chamado folclore brasileiro, talvez assim, a Matinta pareça inofensiva, mas, é um grave engano pensar assim.

Há muito tempo, os povos ameríndios (e talvez até mesmo os tupi-guaranis) já conheciam a história, tanto o Saci, quanto Matinta, trata-se de uma ave que surge do mundo espiritual, ela pode tomar a forma de uma mulher velha que vem com o intuito de trazer noticias sobre os espíritos e também espalhar o caos. Sendo assim, Matinta Perêra, Matiperê ou Saci Pererê, são na verdade entidades (ou entidade ) espiritual maligna que pode causar danos muito além das chamadas "travessuras".

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Matinta, lembre-se: Não se deixe enganar. Se essa velha ave estiver lhe observando agora, e acaso resolver lhe obrigar em selar um contrato, então não haverá outra saída, você deverá dar algo à ela, ou  prefere abrir mão de sua integridade física e até mesmo quem sabe, de sua vida?

0 comentários:

Gostou? indique!

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

  Seguidores