terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Quase todos já ouvimos falar disso, mas a pergunta é: Qual a origem dessa lenda urbana?
Contarei o que aprendi sobre quebrar espelhos; Aprendi com meu avô o que ele aprendeu de um antigo colega que era grego e que cresceu no Brasil.


Em Tebas, Grécia, havia um ancião chamado Tirésias...
Tirésias passou a vida toda procurando ficar em harmonia espiritual com tudo existente ao seu redor. Tirésias também procurava agradar aos deuses e sempre se mantinha em estado de oração quando possível e em uma dessas ocasiões (em quanto orava), Tirésias se deparou com um casal de serpentes vermelhas venenosas. Tirésias sentiu-se ameaçado pelas serpentes e esmagou a cabeça de uma delas com uma pedra, no caso, a fêmea e o resultado disso foi espantoso, pois, Tirésias foi  instantaneamente transformado em mulher e assim permaneceu por sete anos até que...


Tirésias encontrou a serpente vermelha macho e a devorou, dessa forma, os sete anos que passou transformado em mulher se acabaram, pois, Tirésias voltou a ser o que antes era, ou seja, um homem;
Anos mais tarde, os deuses, Zeus e Hera, discutiam um assunto sem acordo. Aconteceu que a deusa Hera insistia em afirmar que durante uma relação sexual o homem sentia mais prazer do que a mulher e Zeus, o deus, dizia que era o oposto e foi nessa ocasião que os dois decidiram pedir a opinião de Tirésias, afinal, o mesmo era o único mortal que não apenas conhecia os prazeres da carne como também conheceu o que é ser homem e o que é ser mulher.


Tirésias foi colocado diante dos deuses e a questão em debate foi discutida e como resposta Tirésias insinuou que a mulher tem mais prazer do que o homem. A afirmação de Tirésias irritou muito a deusa Hera, afinal, ela dizia o oposto; A deusa ficou tão frustrada e inquieta que resolveu castigar Tirésias por sua resposta, Tirésias foi desprovido de sua visão, ficou completamente cego, não enxergava absolutamente nada.

Zeus não aprovou a atitude de Hera, mas como de costume, um deus não interfere nas ações e decisões de um outro deus na maioria dos casos e para aliviar e compensar Tirésias desse fardo Zeus lhe ofereceu o dom da adivinhação e previsão (mántis).
Tirésias passou a ser conhecido como "o profeta cego" e foram muitos os que ouviram falar dele, embora o mesmo nunca tenha perdido sua modéstia, ainda sim, tornou-se um homem que podia prever, adivinhar e descobrir muitas coisas.
Como todo o homem, Tirésias teve seu fim, passou a não fazer mais parte desse mundo dos homens e foi então que os gregos passaram à fazerem uso da catoptromancia, adaptando a mesma para invocar o conhecimento de Tirésias.


Catoptromancia é o método de adivinhação através dos espelhos ou do reflexo, os gregos se colocavam em frente ao espelho ou qualquer recipiente com água que fosse capaz de refletir sua própria imagem e com o auxílio de um mago ou vidente faziam o ritual de adivinhação.
Acreditava-se que através da adivinhação com esse método a sabedoria e o conhecimento seriam revelados e há aqueles que sustentam a idéia de que esse tipo de adivinhação servia para que o espírito ou alma de Tirésias intermediasse as respostas e é justamente por isso que aquele que quebrasse ou simplesmente interferisse no ritual receberia 7 anos de azar (por assim dizer, pois os anos foram adaptados mais tarde pelos romanos), afinal, ao quebrar o espelho, o espírito ou alma de Tirésias seria dividido em partes e isso se converteria em algo catastrófico, tanto para o que tinha a sua imagem refletida quanto para o que causou a quebra, se fosse o caso, é claro.
Em resumo, Tirésias experimentou de outro tipo de vida por 7 anos, quem quebra espelhos experimenta o  azar por 7 anos, quer seja homem, quer seja mulher, idoso ou até mesmo criança!

É muito prazeroso dividir nosso conteúdo com você! Por favor, se você achou nossas lendas interessantes então nos dê uma força! Basta assinar nosso canal no Youtube (clique aqui para isso) ou positivar essa  lenda urbana no Google+1 e até mesmo nos seguir no Twitter e Twittar nossas lendas. Esse seu favor fará com que nosso humilde blog possa se tornar mais conhecido e apreciado por outras pessoas, assim como você! 

0 comentários:

Gostou? indique!

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

  Seguidores